Prevenção e Combate a Incêndio: o que é e principais medidas

· 2 min read
Prevenção e Combate a Incêndio: o que é e principais medidas

A prevenção de incêndios elimina, reduz e controla os riscos através de adequação às Normas Federais Estaduais e Municipais. A prevenção de incêndios é essencial para limitar os riscos e reduzir os perigos que podem causar incêndios. Continue lendo para entender a diferença entre ambas e como implementar os melhores serviços de prevenção e proteção contra incêndio em sua edificação. A melhor maneira de atingir esse objetivo é entender a diferença entre prevenção e proteção contra incêndio e que você precisa de ambas para ser mais efetivo na prevenção e controle. Como proprietário ou responsável por uma edificação, independentemente de ser industrial, comercial ou residencial, você deve ter como um dos de seus principais objetivos a proteção da mesma contra incêndio e danos causados ​​pelo fogo.  instalação de equipamentos contra incêndio  deve dispor de saídas de emergência, em número suficiente para garantir a evacuação rápida e segura em caso de emergência.

No caso da proteção contra incêndio, tem um NR específica para garantir a proteção no ambiente de trabalho. Nossos especialistas na instalação e manutenção de alarme de incêndio, irão garantir que toda a instalação atenda a regulamentação do projeto de combate e prevenção de incêndios, seguindo a norma NBR 17240. No Brasil, esta regulação é prevista pela Norma Regulamentadora NR 23, da Secretaria do Trabalho, que trata da proteção contra incêndios nos ambientes de trabalho.

Quais Os Principais Tipos De Betoneira

Um princípio de incêndio pode ser iniciado por um curto circuito ou uma vela acesa, e vir a se tornar um grande incêndio se não for combatido e extinguido no momento oportuno. 23.3 As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída. O ALARME DE INCÊNDIO é um dispositivo composto por acionadores interligados a uma central de monitoramento que controla todos os eventos do sistema. Os acionadores podem ser do tipo manual, conhecidos como “Botoeiras”, ou ainda de forma automática como os detectores de fumaça e de temperatura, disparando as sirenes audiovisuais com o objetivo de alertar os usuários do local da necessidade de evacuá-lo. O Funcionamento deste sistema se dá pela simples abertura manual do HIDRANTE, ligado a uma reserva de água exclusiva para alimentar o sistema. A linha de distribuição de água pode estar pressurizada através de bombas ou funcionando apenas pela ação da gravidade.

Essa classificação, de acordo com Corpo de Bombeiros, é utilizada para determinar quais equipamentos de combate a incêndio devem estar presentes na edificação ou área de risco. Um bom sistema de prevenção e combate a incêndio, além de proteger a vida de cidadãos que utilizam tais repartições, resguarda o patrimônio como edificações e equipamentos necessários para que uma indústria funcione. Muitas vezes, o maquinário tem um custo muito mais elevado do que a própria implantação de um sistema de combate a incêndios, por exemplo.  detalhes aqui , uma manutenção realizada por profissionais qualificados garante o melhor desempenho, aumentando a sua vida útil e minimizando os riscos de não ou mal funcionamento do sistema em uma situação de emergência, salvando vidas.

Como A Falta De Manutenção Na Rede Elétrica Leva Ao Aumento De Incêndios?

Há um ponto especial para as portas verticais, de enrolar ou giratórias, que não podem ser utilizadas em ambientes internos. As portas ainda devem abrir no sentido da saída, não impedindo a circulação  de pessoas nas vias de passagem. Com tudo que foi  feito baseado nele, é possível em um eventual acidente envolvendo fogo, conter rapidamente as chamas.

Qual a importância da prevenção e combate a incêndio?

Por fim, os sistemas de proteção contra incêndios são fundamentais para garantir a segurança das pessoas e preservar o patrimônio, além de ajudar a evitar custos elevados em caso de incêndios.